A enteognose é o conhecimento obtido através da utilização de substâncias psicoativas que promovem estados não ordinários de consciência e foram nomeadas pelo termo enteógeno. Substância ou substâncias em sua maioria extraídas de vegetais e que são utilizadas ritualisticamente pelo ser humano desde o alvorecer da humanidade. Enteógeno significa literalmente “manifestação interior do divino”.
Os enteógenos utilizados desde tempos imemoriais por xamãs em praticamente todas as culturas humanas para atingir estados de êxtase e contatos com planos mais sutis da existência e como veículo facilitador para que a consciência do xamã saia do corpo para outros planos permitindo a interação com seres de outra dimensões ou que estão nesta dimensão, porém em níveis vibracionais incaptáveis aos sentidos humanos em estado natural.
O Grande Verde Venenoso que foi o jato de veneno da Grande Serpente Velha dentro da criação, contaminou parte dessa criação, certas plantas e animais, com sua própria substância e essa substância têm a capacidade de despertar o Espírito enclausurado na matéria.
E é este Enteógeno que foi e continua a ser utilizada para esta finalidade.
Dentro do contexto de despertar o Espírito, utilizamos em nossa ritualística de terreiro e como ferramenta em nosso instituto, diversas plantas de poder em conjunto com a força da Serpente Antiga que é canalizada pelos mestres Exus e Pombagiras.
Finalizamos esta página com a convicção que a Enteognose é uma poderosa via para o despertar do Espírito e é acessível a qualquer um que esteja convicto em seu caminho de despertar desta ilusória escravidão transitória.
